Você sabe o que é Psicopedagogia e Psicoterapia Infantil
Por: Psicovida - 28 de Outubro de 2024
A Psicopedagogia é um conjunto de práticas de intervenções no campo de aprendizagem e a Psicoterapia Infantil é um processo terapêutico que tem como objetivo auxiliar a criança no lidar com as suas emoções
Psicopedagogia
O que é Psicopedagogia?
A Psicopedagogia é um conjunto de práticas de intervenções no campo de aprendizagem que tem como objetivo identificar dificuldades, problemas e distúrbios. Nessa atuação busca-se melhorar o aproveitamento escolar, aprimorando as habilidades e superando as dificuldades.
Com um plano de ação adequado que é traçado a partir das necessidades individuais, o psicopedagogo auxilia no âmbito de prevenção e no tratamento das dificuldades, criando estratégias e intervenções para que os resultados no processo de aprendizagem sejam satisfatórios e prazerosos.
Psicoterapia Infantil
O que é Psicoterapia Infantil:
A infância é uma fase de descobertas, mudanças, medos e desenvolvimento emocional intenso. Portanto, o que acontece durante esse período merece cuidado e atenção, pois refletirá no futuro, permanecerá ao longo dos anos e atingirá até a vida.
Sabe-se que as crianças apresentam comportamentos esperados que correspondem a sua faixa etária, mas sinalizam também quando algo não está bem. Através das suas atitudes, da maneira de falar ou no convívio social, pode ser identificado conflitos ou dificuldades que podem estar interferindo ou até ocasionando prejuízos.
Os sinais podem ser percebidos através de: agressividade, irritabilidade constante, choros frequentes, agitação significativa, isolamento, reações mediante a frustração, dificuldade para dormir, perda de apetite, queda no rendimento escolar, entre outros.
A Psicoterapia Infantil é um processo terapêutico que tem como objetivo auxiliar a criança no lidar com as suas emoções, identificar as suas atitudes, superar seus problemas ou conflitos e orientar os pais.
Detectar os primeiros sinais, promover a intervenção precoce e correta, permite minimizar consequências, favorecendo uma melhor qualidade de vida.
Fonte: Konkiewitz; Boarati (2015).
Fonte: Klumpp; Andrade (2017); Bossa (1994)
Para maiores informações, agende seu horário com um especialista.
Aline Silva Rodrigues de Souza
Psicóloga e Psicopedagoga Clínica
Responsável Técnica - CRP: 06/76769
@alinesrspsico
Cátia C. C. Henriques
Psicóloga e Psicopedagoga Clínica
CRP: 06/57368-0
@catiach2020
Tatiane Ishiki Parisi
Psicóloga Clínica
Crp 06/82734